As quedas de idosos em casa são bastante comuns, porém, muito perigosas. Para se ter uma ideia, aliás, dados do Ministério da Saúde, publicados pela Agência Brasil em 2022, apontavam o seguinte: 30% das pessoas acima de 65 anos caíam pelo menos uma vez a ano, sendo que 25% precisavam de hospitalização.
Cuidados redobrados são necessários. Afinal, mesmo que a queda não seja fatal, os números preocupam e esses episódios podem levar a consequências na saúde do idoso.
O que fazer nestes casos?
Depois de noticiar a queda sofrida pelo ex-presidente José Sarney, em 16 de julho, a CNN entrevistou o médico gerontólogo e presidente do Centro Internacional da Longevidade, Alexandre Kalache. O profissional passou orientações sobre o tema.
De acordo com Kalache, acionar um socorro especializado é o ideal nestes casos. Ainda orientou que não seja feita qualquer intervenção que possa agravar danos e lesões. O mais importante é tentar, de alguma forma, confortar o idoso.
Como evitar as quedas?
O médico deu várias dicas de como evitar esse tipo de situação. Disse, inclusive, que algumas mudanças em casa podem ajudar e fazer a diferença. Durante a entrevista à CNN, Kalache listou algumas:
- Retirar de casa os móveis não necessários;
- Instalar barras de apoio no banheiro;
- Proibir que o idoso use escadas;
- Deixar o ambiente o mais iluminado possível;
- Observar o uso de medicamentos, sobretudo os que podem ocasionar queda de pressão;
- Fazer com que as portas do banheiro abram apenas para fora, e não para dentro.
Leia também: IA detecta sinais precoces de câncer de mama
E aí, pronto para reduzir as possibilidades de quedas de idosos em casa? Esperamos que sim! Para outros conteúdos assim, siga acessando Alvo Book!



