A Ambev lançou, recentemente, um aplicativo que funciona como bafômetro. Como assim? Na verdade, o Flow Voice é uma ferramenta com base em Inteligência Artificial capaz de identificar os níveis de consumo de álcool pelo usuário a partir de sua voz.
Dessa forma, por meio do aplicativo, a companhia deseja promover maior conscientização sobre os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, sobretudo antes de dirigir. Assim, seu principal objetivo, com o Flow Voice, é garantir maior segurança nas vias por meio do envio de mensagens sobre sua condição e perigos da embriaguez ao volante.
O aplicativo, porém, não substitui de fato um bafômetro de verdade. No entanto, pode identificar os níveis de álcool que o usuário consumiu e alertá-lo sobre os riscos caso este opte por dirigir nessa ocasião.
Quer saber mais sobre o app da Ambev? Então, continue lendo este artigo!
Ambev lança app de bafômetro baseado em IA
Ao contrário dos bafômetros que as polícias rodoviárias utilizam, o app da Ambev não é capaz de medir os níveis de álcool no organismo do usuário, é claro. Na verdade, o Flow Voice pode apenas estimar a quantidade consumida a partir de sua voz e as modulações características.
Mensagens conscientes
No entanto, as vantagens deste aplicativo não param por aí. O usuário pode, conforme consome álcool em uma noite, ir marcando a bebida e a quantidade que ingere. Dessa maneira, o aplicativo envia mensagens de conscientização fazendo sugestões para que a festa seja mais saudável.
Por exemplo, em determinado momento, enviar notificações para o usuário comer alguma coisa a fim de aumentar os níveis de glicose no sangue, ou intercalar um copo de bebida com um copo de água.
Estes, porém, são somente os recursos simples do Flow Voice. Isso porque, graças à Inteligência Artificial e à conectividade, o aplicativo pode se comunicar com o sistema do veículo do usuário e tomar decisões mais incisivas quanto a sua segurança, por exemplo, impedindo o carro de dar a partida a depender do nível de consumo de álcool.
Se beber, não dirija!
De acordo com o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, aproximadamente 40% das vítimas fatais de acidentes de trânsito apresentaram a presença de álcool no sangue. Isso indica, portanto, que a combinação de álcool e direção tem tudo para dar errado.
Desta maneira, medidas como as da Ambev têm o propósito de garantir a segurança de motoristas, pedestres e demais usuários das vias.
Leia também: Os 5 melhores aplicativos para controlar a diabetes
Quer conhecer mais dicas? Então, siga lendo o Alvo Book!



