Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2019 mais de 60 milhões de pessoas no mundo já tinham desenvolvido catarata!
Essa doença é muito comum nas pessoas idosas, mas os mais jovens não estão salvos de desenvolve-la. É importante estar com os exames em dia e visitar um especialista regularmente.
Inclusive, já existe um app que pode identificar a doença de forma rápida!
Cirurgia simples pode curar a catarata
A catarata pode provocar a cegueira, mas muitas pessoas não sabem e acabam se descuidando. Por conta disso, é preciso descobrir a doença no estágio inicial para que a cirurgia consiga reverter o processo.
Os especialistas dizem que a intervenção não demora mais do que 15 minutos e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. A recuperação também é rápida e demora apenas alguns dias.
Como dissemos anteriormente, o diagnóstico rápido é a melhor forma de combater a catarata. Nesse sentido, um aplicativo está ajudando os médicos e revolucionando as consultas.
Conheça o Peek: aplicativo está revolucionando a saúde ocular
Os avanços tecnológicos estão cada vez mais surpreendentes, não é mesmo? Já imaginou ser diagnosticado por um celular? Pois é isso que o Peek faz, porém não é por meio da telemedicina.
O aplicativo usa o smartphone para diagnosticar se a pessoa tem catarata ou não. O nome em inglês é uma sigla para: Portable Eye Examination Kit. Em outras palavras, kit portátil para examinar os olhos. Um médico capacitado vai usar o app no celular e conseguir fazer alguns exames.
Entenda como funciona o app para descobrir catarata
Primeiramente, o médico vai precisar de um smartphone com uma boa câmera e um bom flash. A luz vai ser direcionada no olho do paciente e a câmera vai ajudar a identificar os sinais da doença.
Ele possibilita que o profissional examine o fundo do olho da pessoa. É importante dizer que o app precisa ser utilizado por médico capacitado, sozinho ele não indica nada.

O médico também pode usar o aplicativo para identificar se o paciente precisa usar óculos ou não. Sabe aquele exame de letras que vão ficando menores? Pois é, também dá para fazê-lo pelo app.
O examinador só precisa manter uma distância correta para deixar o resultado ainda mais preciso. A praticidade pode ser levada a campo nos lugares mais inóspitos.
Compatibilidade
O aplicativo também pode ser útil para que o médico organize as informações dos pacientes, principalmente em locais isolados. Ele é compatível com o sistema de georreferenciamento global, o GPS.
O médico compartilha essas informações com outros profissionais ou ainda mais, até a localização das pessoas. No caso da necessidade de operação, isso é fundamental.
Faça o download dos aplicativos nas lojas oficiais
Continue acessando o conteúdo do Alvo Book e se mantenha ainda mais informado sobre todos os assuntos!



