Publicidade

Conheça as principais causas da enxaqueca

Se você quer saber quais são as principais causas da enxaqueca para fugir delas, então, este artigo é perfeito para você. Afinal, aqui vamos te contar o que pode fazer com que esse problema não ocorra e incomode tanto você.

Quer saber quais as principais causas da enxaqueca? Então, confira agora!

Afinal, quais são as principais causas da enxaqueca?

Em primeiro lugar, a enxaqueca é uma doença neurológica crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Dessa forma, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é considerada a segunda maior causa de incapacidade global.

Assim, os indivíduos que sofrem de enxaqueca enfrentam uma série de sintomas debilitantes, como:

  • dor de cabeça intensa,
  • sensibilidade à luz,
  • sensibilidade a odores e sons,
  • náuseas,
  • vômitos,
  • incômodo visual,
  • formigamento e
  • tonturas.

Vale destacar ainda que a dor de cabeça característica da enxaqueca é geralmente latejante e pode ocorrer em um ou nos dois lados da cabeça. Dessa forma, em casos de cefaleia, a dor pulsante afeta apenas um lado da cabeça e pode se estender para a parte frontal do crânio, face e fundo dos olhos. Ou seja, isso torna o desconforto ainda maior no paciente.

Cardiologista esclarece

Segundo o médico cardiologista Roberto Kalil, apresentador do programa CNN Sinais Vitais, as crises de enxaqueca são acompanhadas de mal-estar, intolerância à luz e sons, náuseas e vômitos. Além disso, a enxaqueca pode ser classificada de acordo com a presença ou ausência de aura.

Nesse sentido, vale lembrar que a enxaqueca com aura é caracterizada por alterações:

  • visuais,
  • sensibilidade e
  • dificuldades na fala que ocorrem antes do início da dor.

Cerca de 20% das pessoas com enxaqueca sofrem dessa forma. Os sintomas de aura podem incluir dificuldade de enxergar, como a perda parcial do campo de visão, presença de pontos brilhantes ou dificuldade de focar em uma imagem.

Além disso, alguns pacientes podem experimentar formigamentos nos braços que se estendem até o rosto ou dificuldades na fala.

O tratamento para esse tipo de enxaqueca geralmente requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo profissionais da psiquiatria.

A enxaqueca pode ser desencadeada por diversos fatores, incluindo jejum prolongado, insônia, exposição ao cigarro, consumo de alimentos embutidos e alterações hormonais.

Depois, nos últimos anos, têm surgido novos medicamentos com promessa de resultados eficazes e poucos efeitos colaterais no tratamento da enxaqueca.

Avaliação médica é importante

Além disso, é importante ressaltar que o tratamento da enxaqueca deve ser conduzido sob supervisão médica, e a automedicação deve ser evitada. Por outro lado, os medicamentos utilizados incluem analgésicos para alívio da dor e náusea, bem como medicamentos preventivos que visam reduzir a ocorrência, a intensidade e a frequência das crises.

Vale destacar que um acompanhamento médico adequado e uma abordagem individualizada são essenciais para o manejo eficaz da enxaqueca. Por isso, a enxaqueca é uma doença crônica debilitante que afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Além disso, seus sintomas intensos e variados podem interferir significativamente nas atividades diárias dos pacientes.

Assim, com o acompanhamento médico adequado e o uso de tratamentos apropriados, é possível controlar e reduzir os sintomas da enxaqueca.

Ou seja, você pode ter uma melhoria na qualidade de vida dos indivíduos afetados por essa condição.

Veja também:  Os 10 atletas que mais ganham dinheiro no mundo 2023 

Dessa forma, agora que você sabe quais são as principais causas da enxaqueca, é só seguir essas dicas e aproveitar!

Continue navegando com a gente!