Publicidade

Descubra quando você irá se aposentar com esse app

A aposentadoria é um sonhado e merecido direito do brasileiro, que o permite viver a melhor idade mais tranquilo financeiramente.

Para que você tenha acesso ao benefício, é preciso cumprir uma série de regras determinadas pelo Ministério da Previdência Social, que calcula seu tempo de contribuição, idade, entre outros dados para conceder ou não a você a aposentadoria.

Considerada o marco inicial da Previdência Social no Brasil, a lei Eloy Chaves, criada em 1923, garantiu estabilidade para os funcionários das empresas ferroviárias, criando uma caixa de aposentadoria e pensões para os respectivos empregados porque garantia aposentadorias aos trabalhadores e as respectivas pensões decorrentes de óbitos.

A Lei Eloy Chaves também assegurava, principalmente, assistência médicas aos segurados e descontos nos valores dos medicamentos.

A partir disso, anos depois, várias adequações foram feitas e os direitos foram transferidos, também, para todos os trabalhadores com carteira assinada.

É nisso que surge o aplicativo Meu INSS, uma ferramenta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponível para celulares com dispositivos operacionais Android e iPhone (iOS) que permite descobrir quanto falta para iniciar a aposentadoria por tempo de contribuição.

Dessa forma, mesmo sendo uma simulação, o recurso ajuda a saber se é hora de agendar atendimento em um dos postos do INSS para confirmar se o benefício está mesmo disponível.

O app também permite consultar extrato, tabela de pagamento ou atraso de depósito de empregadores, entre outros dados da previdência. Por isso, preparamos um passo a passo para te ensinar a usar o simulador de aposentadoria no tutorial abaixo. Vamos lá?

Como usar o simulador e saber quando posso me aposentar

1- Primeiramente, vale destacar que mesmo sem um cadastro no aplicativo é possível usar a calculadora de aposentadoria por qualquer pessoa. Então, baixe o app e depois selecione a opção “Simulação de tempo de contribuição” no menu inicial e preencha o primeiro campo com sua data de nascimento.

2- Depois, toque em “Adicionar vínculo” para inserir períodos de contribuição com o INSS, seja derivado de emprego com carteira assinada ou via contribuição individual. Preencha as datas de início e término no calendário.

3- Em seguida, preencha todos os períodos de contribuição, toque em “Simular” para ver um resumo. No app, você terá acesso ao tempo de contribuição total calculado a partir dos dados fornecidos na parte de cima. Na parte de baixo, o programa exibe o período faltante para a aposentadoria.

No caso da simulação automática, sobretudo, o cálculo é feito de maneira mais rápida e sem a necessidade de preenchimento dos dados, desde que você tenha um cadastro no programa de registro único Cidadão.br do Governo Federal.

App do INSS permite que você acesse diversos recursos sobre aposentadoria (Foto: Agência Brasil)

Outros serviços

Além deste serviço, pelo Meu INSS você também pode verificar informações. Algumas delas são: extratos do imposto de renda, pagamento de benefícios, contribuição do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), empréstimos consignados, agendamento de perícia médica, atualização cadastral e outros serviços.

Baixe agora e comece a usar o app

Leia também: Aplicativo gratuito para consultar a placa do seu carro

Gostou deste conteúdo? Então, continue no Alvo Book para não perder nada!