Publicidade

Por que mulheres sentem mais frio que homens?

São diversos os fatores que fazem com que as mulheres sintam mais frio que homens. Entre eles, estão alguns hormônios e diferenças pontuais de metabolismo de um gênero para o outro.

Além disso, há diferenças físicas entre os corpos de cada gênero que determinam, por exemplo, a forma como ela e ele sentem frio.

Embora mulheres e homens tenham temperaturas corporais internas idênticas (37 ° Celsius), a temperatura média das mulheres é mais alta. A ciência afirma, entretanto, que a temperatura da pele é o fator determinante para explicar por que mulheres sentem mais frio que homens.

De acordo com os estudos, os homens tendem a se sentir mais confortáveis com a temperatura ambiente na média de 21 °C, enquanto para as mulheres, o ideal é 25 °C.

Fatores que explicam por que mulheres sentem mais frio que homens

A seguir, apontaremos cada um dos fatores que, segundo cientistas, explicam as maneiras diferentes de sentir frio entre homens e mulheres.

Hormônios

O ciclo menstrual das mulheres também influencia na maneira como estas encaram o frio. Os altos níveis de estrogênio provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e faz com que o calor corporal ‘escape’ depois que o fluxo de sangue aumenta.

No caso dos homens, o hormônio responsável por diminuir a sensação de frio é a testosterona. Além disso, este também é responsável por regular a temperatura de seus corpos.

A ciência explica por que mulheres sentem mais frio que os homens
Foto: Vin Jack/Unsplash

Pós-parto

É comum que, após o parto, as mulheres apresentem episódios de arrepios. Estes são os famosos ‘arrepios pós-parto’.

Menopausa

Com a queda nos níveis de estrogênio nesse período, as mulheres têm flutuações hormonais que pode levá-las a ter episódios de muito calor e, ao mesmo tempo, muito frio.

Anticoncepcionais

Os medicamentos contraceptivos também provocam alterações hormonais que elevam a temperatura do corpo e alteram a temperatura regular. Portanto, adquirem mais sensibilidade ao frio.

Leia também: Conheça as principais causas da enxaqueca

Quer saber mais curiosidades interessantes como esta? Então, continue acompanhando o Alvo Book!