O governo espanhol adotou medidas mais duras para combater a injúria racial e a xenofobia em partidas de futebol realizadas no país. De acordo com o El País e a CNN, da última terça-feira (3), o Ministério do Interior da Espanha concedeu mais poderes para a Polícia Nacional e à Guarda Civil e instruiu os órgãos a paralisarem as partidas e até esvaziarem os estádios em casos de racismo.
Além disso, as instituições de segurança devem relatar e, dependendo do caso, punir organizadores que se omitirem sobre os episódios nos recintos esportivos.
Antes da medida, o protocolo de segurança seguia a decisão dos árbitros de suspender ou não os jogos de futebol. No entanto, até hoje, nenhum jogo foi paralisado por casos de racismo na Espanha.
Governo adota medidas após casos de racismo contra Vini Jr.
O governo espanhol tomou essa medida logo após os casos de racismo sofridos pelo brasileiro Vinícius Júnior nos estádios da Espanha. Segundo a apuração da BBC, o jogador do Real Madrid foi vítima de dez episódios de injúria racial, em recintos esportivos, desde que chegou ao país europeu.
Casos
Além disso, em setembro de 2022, torcedores do Atlético de Madrid, rival do Real, penduraram um boneco do brasileiro, com cordas no pescoço (simulando um enforcamento), em um viaduto em Madrid antes do derby. Dias antes, Pedro Bravo (empresário de atletas) disse, no programa de TV Chiringuito, que Vini precisava “deixar de ser macaco” por causa das suas comemorações após os gols.
O último episódio de racismo contra o jogador ocorreu no dia 21 de maio, quando torcedores do Valencia cantaram músicas racistas direcionadas ao brasileiro. Na ocasião, Vini Jr confrontou um racista que estava na arquibancada e foi expulso da partida.
Casos de racismo devem e precisam ser combatidos em todas as esferas e atividades sociais. Por aqui, continuamos acompanhando de perto essa história.
Leia também: Espanha faz primeiras prisões por racismo contra Vini Jr após quase 2 anos de ataques
Quer conferir mais notícias sobre esportes? Então, continue navegando no Alvo Book!



